Brasil
Publicada em 06/07/2016 - 14h01
Feconati celebra resultados positivos em 2016
A 3ª edição do evento, que aconteceu entre os dias 1 a 4 de junho, em Atibaia (SP), recebeu visitantes de vários estados brasileiros e apresentou novidades em tecnologia sustentável

Em sua terceira edição, a Feconati – Feira Internacional de Construção Sustentável –, organizada pelo Grupo Perfil, realizada no começo de junho, comemorou resultados positivos. Embora o País esteja passando por uma conjuntura econômica atípica e o mercado de construção civil registrou no último ano uma retração, a Feconati conseguiu superar esses percalços atraindo seu público-alvo tanto para a visitação quanto para o ciclo de palestras que aconteceu durante o evento.

Segundo a organização, empresários, engenheiros, arquitetos, construtores de vários Estados como Santa Catarina, Pará, Amazonas, participaram da feira. Estudantes, os futuros especificadores e a nova geração que precisará construir com conceitos sustentáveis também marcaram presença na feira.

“A Feconati é uma feira que além de apresentar produtos ecológicos e tecnologias sustentáveis também atrai pelas palestras que promove com conteúdos altamente técnicos, esclarecedores com temas e cases ministrados pelos mais importantes especialistas em sustentabilidade do País”, afirma Eliane Pires Dias, organizadora da feira.

Depoimentos de participantes

Segundo a arquiteta e proprietária da Casa Micura, especializada em construção Light Steel Frame, Heloisa Pomaro, a edição de 2016 foi boa em termos de qualidade de visitantes no seu estande, onde pôde realizar muitos contatos que gerarão futuros negócios. “Muitos estudantes de arquitetura e técnicos vieram ao nosso espaço. É muito importante o interesse desta nova geração e futuros clientes já se aprofundarem na construção sustentável”, concluiu.

Para David William, engenheiro elétrico e diretor da NYFAN Service, empresa que atua em geração de energia solar, eólica e convencional, a Feconati serviu para fazer diversos contatos potenciais com construtores, engenheiros e empresários do varejo. “A Feconati é uma vitrine onde podemos expor nossos produtos e esclarecer dúvidas e orientar o funcionamento de todo funcionamento do sistema de energia solar. Durante minha palestra sobre este tema pude perceber que ainda há muitas dúvidas sobre esta tecnologia e que foram sanadas”, explica David.

Para o engenheiro, a captação de energia solar é uma tendência. Atualmente existem 2 mil sistemas instalados em todo País, mas a estimativa é que em três ou quatro anos o número suba para 10 a 15 mil aquisições do sistema instalado.

Minimizar os impactos na natureza e buscar alternativas para construção civil, uma das áreas que mais geram resíduos, faz com que mais profissionais do setor pesquisem sobre os novos materiais e novas tecnologias sustentáveis. É o caso do representante de uma empresa de construção de São José dos Campos, Leandro Bravo que visitou o evento. “É muito importante ter este vínculo entre os métodos construtivos convencionais e sustentáveis e por isso vim até Atibaia conhecer o que os expositores estão apresentando”, disse.

Forte posicionamento no setor

A cada ano, a Feconati vai se posicionando como uma feira focada no setor de construção e tecnologias sustentáveis e se consolida como uma vitrine para os expositores e também para técnicos estarem cada vez mais a par das novidades por meio das palestras promovidas.

O presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região, José Roberto Dobrado Junior, que esteve presente na palestra ministrada pelo CREA-SP, disse que a implantação de projetos sustentáveis é fundamental, embora ainda seja muito caro elaborar um projeto totalmente dentro deste conceito. “Há ainda muita dificuldade por causa do alto custo nos projetos, é necessário que haja mais incentivos do governo para adoção dessas práticas, para que os preços sejam adequados, pois ainda é inviável implantar. Necessitamos de mais subsídios”, salientou o engenheiro.

O engenheiro civil Joni Matos Incheglu, conselheiro CREA-SP, apresentou em sua palestra cases do projeto este desenvolvido pela APEMEC – Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo. Para Incheglu, a sustentabilidade não é mais uma opção e sim uma questão de sobrevivência para qualquer organização que busque o sucesso em seu ramo de atuação, além do retorno a própria sociedade que pode desfrutar de um ambiente menos nocivo.

A preocupação do CREA-SP com o tema sustentabilidade fez com que a entidade criasse o projeto “Casa de Engenharia”, inaugurada em todo Estado de São Paulo, com uma mesma identidade visual com condições de acessibilidade e visibilidade servindo de modelo para os projetos verdes com construção Steel Frame, geração de energia solar, captação de água pluvial, ventilação cruzada e uso de climatizadores.

Investir em construções sustentáveis é uma via sem volta, pois aumenta o bem-estar, o conforto e a produtividade, além de melhorar as condições do Meio Ambiente e evitar desperdícios de recursos naturais. São investidos no Brasil cerca de R$ 13 bilhões em construção verde e investir em sustentabilidade é agregar valor ao empreendimento e à marca. “É um fator importante nas empresas atuais que precisam encontrar o equilíbrio entre a geração de lucro e responsabilidade social e ambiental, para que seus negócios se desenvolvam de forma a obterem resultados sustentáveis e gerar valores agregados aos seus produtos e marcas. O mercado da construção sustentável está em crescimento e é um mercado que gera uma economia criativa que busca soluções e alternativas. As empresas que se conscientizarem que há necessidades emergenciais e fizerem investimentos na economia verde, certamente, serão lembradas e estarão contribuindo tanto na sustentabilidade quanto no crescimento e resultados positivos para seus negócios”, falou Livio Giosa, presidente do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, em sua palestra durante a Feconati.



Fonte: Assessoria de Imprensa / Feconati
Tags:Feconati, feira de construção sustentável
Mais notícias

02/03/2017 – Data Center Sustentável
Idealizada pelo Pátria Investimentos, primeiro empreendimento da ODATA será inaugurado em março de 2017...


17/02/2017 – Alexandre Brown, diretor da Expo Arquitetura Sustentável, fala sobre o mercado e sobre o evento
Mostra reúne conteúdo relevante e exibe soluções e tendências sustentáveis para todo setor da construção ...


13/02/2017 – Fórum Construção e Arquitetura Sustentável
Conteúdo de palestras retrata desafios e soluções para a sustentabilidade na construção civil e arquitetura no Brasil...


31/10/2016 – Empresas firmam parceria para potencializar soluções sustentáveis em MG
União promete reposicionar Estado no ranking nacional de empreendimentos sustentáveis...


03/10/2016 – Inovação e ecoefiência marcam exposição na FIMAI Ecomondo
Entre os destaques, agência italiana traz empresas do País para mostrar a expertise no tratamento de água e geração de energia por meio resíduos sólidos...


29/09/2016 – Sustentabilidade para resfriar concreto
Com o uso de nitrogênio, processo proporciona redução no uso de água e energia...


28/09/2016 – Sicredi conquista certificação por sustentabilidade em Centro Administrativo
Empresa conquistou a certificação LEED EB O&M Platinum. Este é o primeiro edifício no Brasil e o quarto na América Latina a receber o reconhecimento...


12/09/2016 – Pós em Construções Sustentáveis recebem inscrições
Profissionais da arquitetura e engenharia devem valorizar os novos conceitos e as tendências da sustentabilidade e do meio ambiente. Cursos na FAAP preparam o aluno para esse novo cenário...


08/09/2016 – Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional
Edifício situado em Cuiabá conquistou a classificação “Excelente” do BREEAM In-Use, a mais alta em toda a América Latina...


16/08/2016 – Aeroporto RIOgaleão opera com novo sistema de tratamento de água
Águas que apresentam concentrações de óleo acima do permitido devem passar por um tratamento de separação da água e do óleo...


VER MAIS >
Publicidade | Anuncie
Banner topo
Notícias
Vídeos
Edição do Mês
Guia de Serviços
Olho Mágico
Publicidade | Anuncie
Banner topo


Publicidade | Anuncie
Banner botão
Quality Systems - 03/03/2015
Sustentech
Regional Telhas
Rain Bird - 04/05/2015