Certificações
Publicada em 24/02/2016 - 15h28
Escritório comercial do Grupo Malwee conquista certificação LEED
Localizada na cidade de São Paulo, unidade foi reconhecida com selo da categoria Commercial Interior por se adequar a padrões sustentáveis ambiental e socialmente
Divulgação / Grupo Malwee

O Grupo Malwee – que atua no setor de moda – acaba de conquistar a certificação LEED, na categoria Commercial Interior, para a recém-inaugurada unidade comercial da empresa em São Paulo (SP). Este é o primeiro escritório sustentável da empresa a ser reconhecido internacionalmente pela U.S. Green Council Brasil.

Com quase 50 anos de existência, o Grupo Malwee acredita em iniciativas e práticas sustentáveis eficazes para contribuir com o meio ambiente e a sociedade. Planejado especialmente para utilizar e reaproveitar os recursos naturais, o escritório sustentável também foi criado para crescer economicamente e socialmente saudável.

Além do cuidado com o meio ambiente, o conforto e a qualidade de vida dos 50 funcionários que ocupam o espaço é prioridade da empresa, localizada estrategicamente em um raio de 800 metros com mais de 10 serviços básicos e a menos de 400 metros de três paradas de ônibus, por onde passam 26 linhas, totalizando 2.500 viagens por dia.

“O Grupo Malwee é reconhecido no Brasil por disseminar princípios que agreguem impactos positivos na sociedade por meio de suas ações de inovação e sustentabilidade. Priorizar construções sustentáveis e projetos semelhantes ao do escritório em São Paulo faz parte do plano da empresa para melhorar continuamente seu desempenho socioambiental em toda a sua cadeia de valor”, destaca Taise Beduschi, gestora do setor de sustentabilidade.

Reaproveitamento de 100% dos resíduos durante a obra

O novo escritório seguiu os mais modernos padrões para construções sustentáveis, conforme orientações da Certificação LEED. Durante o processo, a empresa adotou o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, que garantiu o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na obra, evitando o despejo em aterros sanitários e adequando a gestão dos resíduos sólidos gerados diariamente.

Além disso, 49% dos materiais da obra foram extraídos, processados e fabricados localmente, com intuito de reduzir as emissões atmosféricas.

Durante a construção, também foram tomadas medidas em prol da saúde e segurança de todos os profissionais envolvidos na obra. Para garantir a qualidade do ar, por exemplo, foram utilizados materiais absorventes, lixamento com aspiradores, limpeza e sinalização do espaço e proteção de dutos de refrigeração.

Em todos os procedimentos registrados, o uso racional dos recursos naturais e materiais de baixo impacto ambiental sempre foi prevalecido.

Como consequência deste conceito de projeto, a Certificação LEED também impacta no resultado econômico, ambiental e social da operação. No escritório do Grupo Malwee em São Paulo, essa cultura voltada para a sustentabilidade está ainda mais fortalecida com o edifício em funcionamento.

A economia com a redução do consumo de água chega a ser de 38%, por meio do uso de dispositivos economizadores de água potável. O ambiente também conta com lâmpadas LED, que chegam a ser 85% mais econômicas que as convencionais, e possui 85% dos equipamentos com o selo Energy Star, padrão internacional para o consumo eficiente de energia.

Plano 2020

O escritório sustentável faz parte do Plano 2020 do Grupo Malwee e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento consciente dos negócios visando o cuidado com o planeta. O Plano 2020 formaliza a gestão da empresa para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, desde as bases do fornecimento até o uso e pós-uso dos produtos.

Em 2015, as primeiras ações do Plano 2020, lançado durante o evento A Hora do Planeta, começaram a ser colocadas em prática e grandes resultados já foram conquistados, entre eles: a auditoria de 100% dos prestadores de serviço de costura (sendo 76% deles certificados segundo a ABVTEX), assinatura do Pacto Global da ONU e 100% das licenças e personagens com critérios de sustentabilidade atendidos. 



Fonte: Assessoria de Imprensa / Grupo Malwee
Tags:Grupo Malwee, moda, sustentabilidade, certificação LEED, Commercial Interior, sustentabilidade social
Mais notícias

02/03/2017 – Data Center Sustentável
Idealizada pelo Pátria Investimentos, primeiro empreendimento da ODATA será inaugurado em março de 2017...


17/02/2017 – Alexandre Brown, diretor da Expo Arquitetura Sustentável, fala sobre o mercado e sobre o evento
Mostra reúne conteúdo relevante e exibe soluções e tendências sustentáveis para todo setor da construção ...


13/02/2017 – Fórum Construção e Arquitetura Sustentável
Conteúdo de palestras retrata desafios e soluções para a sustentabilidade na construção civil e arquitetura no Brasil...


31/10/2016 – Empresas firmam parceria para potencializar soluções sustentáveis em MG
União promete reposicionar Estado no ranking nacional de empreendimentos sustentáveis...


03/10/2016 – Inovação e ecoefiência marcam exposição na FIMAI Ecomondo
Entre os destaques, agência italiana traz empresas do País para mostrar a expertise no tratamento de água e geração de energia por meio resíduos sólidos...


29/09/2016 – Sustentabilidade para resfriar concreto
Com o uso de nitrogênio, processo proporciona redução no uso de água e energia...


28/09/2016 – Sicredi conquista certificação por sustentabilidade em Centro Administrativo
Empresa conquistou a certificação LEED EB O&M Platinum. Este é o primeiro edifício no Brasil e o quarto na América Latina a receber o reconhecimento...


12/09/2016 – Pós em Construções Sustentáveis recebem inscrições
Profissionais da arquitetura e engenharia devem valorizar os novos conceitos e as tendências da sustentabilidade e do meio ambiente. Cursos na FAAP preparam o aluno para esse novo cenário...


08/09/2016 – Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional
Edifício situado em Cuiabá conquistou a classificação “Excelente” do BREEAM In-Use, a mais alta em toda a América Latina...


16/08/2016 – Aeroporto RIOgaleão opera com novo sistema de tratamento de água
Águas que apresentam concentrações de óleo acima do permitido devem passar por um tratamento de separação da água e do óleo...


VER MAIS >
Publicidade | Anuncie
Banner topo
Notícias
Vídeos
Edição do Mês
Guia de Serviços
Olho Mágico
Publicidade | Anuncie
Banner topo


Publicidade | Anuncie
Banner botão
Sustentech
Rain Bird - 04/05/2015
Quality Systems - 03/03/2015
Regional Telhas