Eventos
Publicada em 17/11/2015 - 15h11
EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL 2015 - Crise hídrica é tema durante conferência
Estados de São Paulo e Califórnia foram utilizados como cases para a discussão
Fotolia / Alexandr79

A crise hídrica que afeta não somente o Estado de São Paulo, mas também outras regiões brasileiras, foi assunto em todas as rodas de conversa no mundo sustentável. Sabendo desta importância, a Expo Arquitetura Sustentável não poderia deixar de falar sobre o tema.

Durante o primeiro dia de conferência – que ocorre em paralelo com a exposição de produtos e serviços – duas palestras chamaram a atenção dos especialistas e interessados. Confira abaixo o que foi discutido.

“Planejamento de São Paulo não foi suficiente para a crise hídrica”, diz Ricardo Araújo

Nos últimos 60 anos, a cidade de São Paulo foi palco de uma ocupação intensa, agitada e de baixa renda, instalada nas principais bacias hidrográficas do município. A observação foi feita por Ricardo Araújo, coordenador de Programas Mananciais da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, durante o ciclo de palestras sobre a questão da água no primeiro dia da conferência da Expo Arquitetura Sustentável.

Segundo o especialista, ao contrário do que muitos dizem, o planejamento do Governo não estava ausente, mas foi insuficiente para a dimensão do problema. “Até 1990, o Estado não compreendia completamente a informalidade urbana, então não tinha como fazer um planejamento à altura do desafio que se instaurou. A ocupação das represas por favelas impacta brutalmente a qualidade da água disponível. Hoje, quase 10% da população da cidade está concentrada na região das represas Billings e Guarapiranga”, ressalta.

Para Araújo, a crise hídrica entrou na agenda dos governos, das empresas e da população para não sair mais. “Daqui em diante, a Sabesp precisará operar voltada para a questão da segurança hídrica. Hoje, temos uma crise controlada; mas, para o futuro, precisamos discutir como a segurança da água será financiada: de forma tarifária ou fiscal”, conclui.

Diretora americana compartilha experiências da cidade de São Francisco

Engana-se quem pensa que a crise hídrica é um problema brasileiro apenas. Sétima maior economia mundial e Estado mais populoso dos Estados Unidos, a Califórnia também sofre com a falta ou o racionamento de água. A região – que abriga 38 milhões de pessoas – é suscetível à secas e passa, atualmente, pela sua quarta crise.

Para falar a respeito das iniciativas de sucesso implantadas na cidade de São Francisco, Paula Kehoe, diretora de recursos hídricos da San Francisco Public. Litigies Comissiona (SFPUC), veio a Expo Arquitetura Sustentável para compartilhar as experiências e o planejamento realizado por lá.

Além das campanhas educacionais de conscientização da população promovidas pela SFPUC, este ano, pela primeira vez na história, o governador da Califórnia decretou restrições obrigatórias de uso de água, com o objetivo de reduzir em 25% o consumo de água. A multa diária para quem não cumpre a lei pode chegar a até US$ 10 mil.

“Consumidores estão respondendo à campanha e agindo. As pessoas realmente abraçaram a conservação da água como um novo estilo de vida. E, mais importante: a preocupação pública com a seca aumentou”, explica Kehoe.

Com as medidas tomadas, a diretora americana afirma que São Francisco se tornou uma das cidades que menos consome água per capita no Estado da Califórnia. Em média, são usados 155 litros por dia.



Fonte: Redação - com informações de Assessoria de Imprensa / Expo Arquitetura Sustentável
Tags:Expo Arquitetura Sustentável, recursos naturais, uso racional, São Paulo, Califórnia, falta de água
Mais notícias

02/03/2017 – Data Center Sustentável
Idealizada pelo Pátria Investimentos, primeiro empreendimento da ODATA será inaugurado em março de 2017...


17/02/2017 – Alexandre Brown, diretor da Expo Arquitetura Sustentável, fala sobre o mercado e sobre o evento
Mostra reúne conteúdo relevante e exibe soluções e tendências sustentáveis para todo setor da construção ...


13/02/2017 – Fórum Construção e Arquitetura Sustentável
Conteúdo de palestras retrata desafios e soluções para a sustentabilidade na construção civil e arquitetura no Brasil...


31/10/2016 – Empresas firmam parceria para potencializar soluções sustentáveis em MG
União promete reposicionar Estado no ranking nacional de empreendimentos sustentáveis...


03/10/2016 – Inovação e ecoefiência marcam exposição na FIMAI Ecomondo
Entre os destaques, agência italiana traz empresas do País para mostrar a expertise no tratamento de água e geração de energia por meio resíduos sólidos...


29/09/2016 – Sustentabilidade para resfriar concreto
Com o uso de nitrogênio, processo proporciona redução no uso de água e energia...


28/09/2016 – Sicredi conquista certificação por sustentabilidade em Centro Administrativo
Empresa conquistou a certificação LEED EB O&M Platinum. Este é o primeiro edifício no Brasil e o quarto na América Latina a receber o reconhecimento...


12/09/2016 – Pós em Construções Sustentáveis recebem inscrições
Profissionais da arquitetura e engenharia devem valorizar os novos conceitos e as tendências da sustentabilidade e do meio ambiente. Cursos na FAAP preparam o aluno para esse novo cenário...


08/09/2016 – Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional
Edifício situado em Cuiabá conquistou a classificação “Excelente” do BREEAM In-Use, a mais alta em toda a América Latina...


16/08/2016 – Aeroporto RIOgaleão opera com novo sistema de tratamento de água
Águas que apresentam concentrações de óleo acima do permitido devem passar por um tratamento de separação da água e do óleo...


VER MAIS >
Publicidade | Anuncie
Banner topo
Notícias
Vídeos
Edição do Mês
Guia de Serviços
Olho Mágico
Publicidade | Anuncie
Banner topo


Publicidade | Anuncie
Banner botão
Quality Systems - 03/03/2015
Sustentech
Rain Bird - 04/05/2015
Regional Telhas